GDF

Programação de festejos começa nesta terça-feira (13) e se estende até 31 de marçoAilane Silva, da Agência Brasília

  • Foto
    O Riacho Fundo I completa 22 anos nesta terça-feira (13). Para celebrar a data, o Governo do Distrito Federal preparou uma programação que começa hoje e se estende até 31 de março. Ela inclui shows, eventos culturais e competições esportivas. “Mais de mil atletas, entre crianças e adultos, vão se reunir para participar de campeonatos de diversas modalidades como judô, karatê, vôlei de praia, futebol amador e society, corrida de rua e a 9ª Copa Riacho de Futsal”, destacou o governador Agnelo Queiroz.
     
    Os eventos também festejam as conquistas da cidade desde a posse de Agnelo Queiroz no GDF. Com quase 31 mil habitantes, Riacho Fundo I está limpa e já começou a receber iniciativas  para revitalizar e melhorar a infraestrutura oferecida à comunidade. Estão em fase de licitação as obras do novo estacionamento na QS 12 e da reforma da quadra poliesportiva da QS 4/14. “A cidade terá também dois novos Pontos de Encontro Comunitário (PECs),  um na Praça Ayrton Senna e outro na QS 12”, acrescenta o governador. Desde o ano passado, foram entregues à comunidade do Riacho Fundo I oito Pontos de Encontro Comunitário (PECs),  10 kits de malhação e dois novos parques. “E vamos inaugurar muito mais obras”, diz o administrador Artur Nogueira.  
     
    O morador da região Toniely Franco da Silva, 34 anos, comemora as melhorias. “Reclamamos por quatro anos pelos kits de malhação. Somente nesta gestão conseguimos esse benefício. Estou muito satisfeito”. 
     

    Cidade limpa – A cidade também apresenta outros avanços. O lixo, por exemplo, não faz mais parte das vias de Riacho Fundo I. Só no ano passado, a operação Cidade Limpa – integrada por diversos órgãos do GDF – retirou mais de 700 toneladas de entulhos e sujeira da localidade. A população e a Diretoria de Obras da região administrativa completaram o serviço de saneamento. A primeira recolheu, supervisionada por funcionários da Administração, o lixo do Parque Ecológico e do Vivencial. E a Diretoria de Obras fez a roçagem de mais de 132 mil m² e a capina de 4 mil m².

     
    Com a cidade mais agradável, começaram a despontar as obras de revitalização. Oito becos receberam iluminação pública e a operação Tapa-Buracos repôs a massa asfáltica de 2 mil m³ das principais avenidas da cidade. Além disso, foram instalados 44 quebra-molas e plantadas 900 mudas nativas nas vias. Os condutores já podem contar com três novos estacionamentos, e os pedestres, com 1,7 mil metros de calçada e meio-fio. 
     
    O GDF, em parceria com a Administração do Riacho Fundo I, também inaugurou um campus do Instituto Federal Brasília (IFB). Ele oferece à comunidade cursos técnicos e profissionalizantes em sete salas e em laboratórios de informática.
     

    PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO RIACHO FUNDO I

    13/3  
     Abertura Oficial com a 1ª Feira da Lua
    Corte do Bolo
    23 a 25/03 
     Rodeio Shows culturais
    31/03 
    Programações culturais na Feira Permanente
     
    COMPETIÇÕES ESPORTIVAS
    10 a 29/4
    – 9ª Copa Riacho 22 de Futsal
    Local: Quadra coberta, na QN7
    – Copa Riacho 22 de Futsal Feminino
    11 a 18/3
    2ª Copa de Futebol de Campo
    Local: Campo ao lado do TER, na QN 1
    17/3 a 17/4
    Torneio 4×4 de Voleibol Livre
    Local: Quadra Coberta, na QN7
    31/3 a 1/4
    2ª Copa Beach Soccer
    Local: Quadra de areia, na QN7
    17/3 a 17/4
    1ª Etapa de Karatê pela Paz
    Local: Salão Comunitário
    31/3
    2ª Society Entre RA’s
    Local: Campo Society, na QN 07
    24 e 25/3
    1ª Copa de Futvôlei Amador
    Local: Quadra de areia, na QN 7

     



Nesse sábado, 03/03/2012, os moradores das quadras residenciais 419 e 421 estiveram em grande número na reinauguração da Quadra de Esportes da entre quadra 419/421. O ato, no qual o administrador Risomar Carvalho representou também governador Agnelo Queiroz e o vice Tadeu Filippeli, reforçou as parcerias do GDF com empresários que doaram materiais para reformar a quadra.

“Os moradores aguardavam ansiosamente por essa revitalização, pois a quadra estava abandonada há muitos anos, sem nunca ter passado por nenhuma manutenção”, disse Risomar Carvalho.

O evento foi prestigiado por varias lideranças empresarias e comunitárias, entre elas o senhor Edy, Erto de Carvalho presidente da Famibre, o prefeito comunitário Waldivino e Diego França, presidente do Conselho Regional de Segurança de Samambaia, que agradeceram às iniciativas do GDF em Samambaia.
 

REFORMA AMEAÇA POSTO DE PAULO TADEU

Foto: Divulgação
Paulo Tadeu  pode perder o cargo para Carlos Gabas ou Swedenberger Barbosa
Brasília 247 – Um dos homens fortes do governo Agnelo Queiroz está ameaçado. Trata-se do secretário de governo Paulo Tadeu. Isso porque Agnelo aderiu à corrente Construindo um Novo Brasil, majoritária no PT. Tadeu pertence à Democracia Socialista.
A informação sobre a possível mudança foi postada na coluna do jornalista Claudio Humberto. De acordo com o colunista, Agnelo estuda convidar Carlos Eduardo Gabas ou Swedenberger Barbosa, dois quadros técnicos, que já serviram ao governo federal. Gabas na Previdência e Swedenberger na Casa Civil.


Secretaria de Estado de Comunicação Social

NOTA À IMPRENSA

Brasília, 2 de março de 2012 – Em relação ao movimento de policiais e bombeiros militares o Governo do Distrito Federal informa:

O governador Agnelo Queiroz determinou que a Secretaria de Administração Pública coordene o processo de negociação com os representantes militares.


O Governo do Distrito Federal, atendendo a reivindicação dos representantes das associações, formará uma comissão para analisar os pleitos apresentados pelos representantes dos policiais e bombeiros militares em reunião ocorrida no Palácio do Buriti, na noite de quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012.

 

Pequenos empreendedores se organizam para o mercado

Nesse dia 02/12/2011 a Diretoria de Desenvolvimento Econômico e a Gerência Regional da Expansão de Samambaia promoveram uma reunião de pequenos empreendedores locais com o secretário da Micro e Pequena Empresa/GDF, Dirsomar Chaves. No encontro tratou-se sobre alvarás de funcionamento, microcrédito, formalização de empresas e o Setor de Pequenas Indústrias. Esta foi a segunda reunião na cidade, a fim de organizar a categoria.






“A demanda dessa reunião será encaminhada às Secretarias do Desenvolvimento Econômico, da Micro e Pequena Empresa e do Trabalho”, informou o diretor Samuel Cruz. “Nos dias 09 e 10/12/2011 haverá agendamento para formalização e instrução de acesso ao microcrédito, na Gerência Regional QR 431, com representantes do BRB, Banco do Brasil e Caixa Econômica”.

“Por orientação do governador Agnelo Queiroz estamos atendendo essa demanda dos empreendedores locais, a fim de fomentar o desenvolvimento empresarial e econômico da região. Temos 103 estabelecimentos cadastrados na Grande Expansão”, informa gerente regional Paulo Giquiri.


Repórter: Élton Skartazini

_________________________________________________________________________________________




Samambaia 22 anos: Associação Comercial e Industrial comemora o dia do empresário

“Amo Samambaia. Moro aqui, compro aqui!”, diz o slogan da campanha promovida pela Associação Comercial e Industrial de Samambaia – ACISA. O ponto alto dessa campanha ocorreu no sábado, 29/10/2011, no Colégio CCI, durante a Festa dos Empresários. “Hoje somos 87 associados, mas até o final de 2011 queremos chegar a 400, para fortalecer nossa luta pela valorização do comércio local”, disse Francisco de Assis, presidente da ACISA.
Além de dezenas de empresários, compareceram à festa autoridades de Samambaia, entre elas o administrador Risomar Carvalho que recebeu seu termo de Honra ao Mérito, juntamente com o do governador Agnelo Queiroz. “Temos que somar forças para o desenvolvimento econômico e pela qualidade de vida em nossa cidade. Samambaia é hoje uma das cidades do Distrito Federal que mais oferece postos de trabalho para sua população economicamente ativa”, disse o administrador.  
Numa clara demonstração de integração entre empresários, governantes e a comunidade, todos parabenizaram Samambaia pelo seu 22º aniversário, com aplausos tão otimistas quanto às perspectivas de um futuro promissor que envolve toda a cidade. A ACISA funciona diariamente na QS 406, conjunto H, lojas 02 e 03.
______________________________________________________________________________

Casinhas de Boneca: monumento à história lúdica e real de Samambaia

Élton Skartazini – coordenador do projeto Monumentos para Samambaia

As três casinhas de boneca do Parque Três Meninas, construídas nos anos 60 pelo casal Inezil e Martha Penna Marinho às suas filhas Zilta, Marine e Martita, remetem à criatividade e às brincadeiras infantis numa fase lúdica da vida dessa família. Restauradas como monumento, essas Casinhas de Bonecaresgatam a história viva na memória de milhares de famílias que vieram para Samambaia atrás de moradia nos anos 80 e 90, e continuam a chegar…
Autor desse monumento, Inezil Penna Marinho (1915 – 1985), disse em 1939: “Meu ideal é, pois, bem diferente, não quero de riquezas o esplendor. Sou apenas um pobre sonhador, a aspirar uma luz fulgente”. Ligado aos esportes, é referência nos primórdios da Educação Física no Brasil, demonstrando também muito interesse pela filosofia, história e poesia. Veio do Rio de Janeiro a Brasília em 1958, para implantar o Ministério da Educação e Cultura na Nova Capital.
Em 1960 a família Penna Marinho arrendou 72 hectares no Núcleo Rural Taguatinga (hoje Área de Relevante Interesse Ecológico Juscelino Kubistchek – ARIE JK), onde instalou a Chácara Três Meninas. Nos anos 60 e 70 o local serviu à produção de suínos, aves e ovos, bem como para recepcionar visitantes ilustres, chefes de estado e artistas, num ambiente confortável e inspirador. Dizem que até mesmo o guerrilheiro Che Guevara ali se hospedou, quando veio ao Brasil para ser condecorado pelo então presidente Jânio Quadros.

Em 1988 a chácara virou sede da Administração Regional de Samambaia. Ali foram entregues títulos de assentamento a milhares de famílias que vieram povoar a cidade criada oficialmente em 25 de outubro de 1989. A visão do casarão e das casinhas de estilo colonial/eclético, decoradas com cerâmicas portuguesas, calou fundo na mente dessas ‘famílias oriundas de invasões e fundo de quintais’, que acreditaram, finalmente, ter encontrado seu ‘lugar ao sol’.
Em 1993 a chácara virou o Parque Três Meninas que, em 2005 foi abandonado. A comunidade de Samambaia clama pela sua revitalização e tombamento como patrimônio histórico, cultural e ambiental do Distrito Federal. Por isso o Centro de Criatividade infanto-juvenil-CCI, autorizado pelo Instituto Brasília Ambiental – IBRAM, restaurou as Casinhas de Boneca como monumento histórico de Samambaia, estimulando a visitação, revitalização e tombamento do Parque Três Meninas.

________________________________________________________________________________________________________

Agentes penitenciários decidem acabar com a greve

Os agentes penitenciários do Distrito Federal decidira acabar com a greve, que já durava 21 dias. A categoria tomou a decisão em assembleia nesta sexta-feira (28), ocorrida às 10hs, em frente ao Palácio do Buriti.
Na última quarta-feira (26), os representantes do Sindicato dos Agentes das Atividades Penitenciárias (Sindpen) tiveram uma reunião com o juiz Alvaro Ciarlini, da Segunda Vara da Fazenda Pública do DF.
Os representantes do sindicato disseram que uma das propostas foi a suspensão do movimento e abertura das conversas com o governo.
Os agentes penitenciários reivindicam aumento de 120% para ter, segundo o Sindipen, os salários equiparados com agentes penitenciários da Polícia Civil do DF.

________________________________________________________________________________________________________

GDF anuncia medidas emergenciais para lidar com problemas da chuva no DF

O governador em exercício, Tadeu Filippelli, anunciou na tarde deste sábado (15/10) uma reunião emergencial para tratar sobre as chuvas que nos últimos dias causaram transtornos em todo o Distrito Federal. De acordo com o governador, um grupo de secretários de Estado e presidentes de autarquias estudará quais as respostas imediatas a todos os problemas que surgirem em decorrência dos altos índices de precipitação pluviométrica. O comitê formado pelos secretários de Obras, Oto Silvério; e de Transportes, José Walter Vasquez; além dos presidentes da Novacap, Juvenal Batista; da Caesb, Célio Biavatti; da CEB, Rubem Fonseca Filho; e do Metrô, David José de Matos colocará em prática medidas urgentes como recapeamento de pistas e cuidados com a rede elétrica.
Como exemplo, o governador Tadeu Filippelli destacou o surgimento de um buraco na via EPIA, estrada federal que liga o Parque Nacional ao Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). “Não é nossa responsabilidade, mas ontem mesmo enviamos uma patrulha para sinalizar o local e evitar acidentes. E hoje mesmo pela manhã o buraco já estava sendo tapado”, destacou. O governador em exercício também lembrou que somente na tarde desta sexta-feira (14/10) choveu o equivalente a cinco dias em todo o Distrito Federal.
Sobre a notícia de que médicos do Hospital de Base não cumprem a escala de plantão, Tadeu Filippelli também lembrou que a denúncia só foi possível graças à iniciativa do governo de implantar um site onde a própria população pode conhecer os rostos dos profissionais de Saúde do Distrito Federal. “O que pode ser feito dentro do limite de decisão do governo, já está sendo feito. Todos os envolvidos nesta denúncia já foram afastados”, destacou.
As declarações aconteceram enquanto o governador em exercício participava da reunião que discutiu a criação de um batalhão rural para o Distrito Federal, em Brazlândia. A proposta de Lei, elaborada pelo vice-presidente da Câmara Legislativa, Dr. Charles, visa maior segurança para os produtores da zona rural com o patrulhamento ostensivo e preventivo. O projeto já foi aprovado na Comissão de Segurança da CLDF e já seguiu para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Durante a reunião, o governador em exercício também anunciou a compra de 70 veículos para o novo comando que atenderá a cerca de 30 mil pessoas da área rural e também do entorno.
Também estiveram presentes na reunião os secretários de Agricultura, Lúcio Taveira Valadão, do Entorno, Bispo Renato Andrade, de Publicidade, Abimael Nunes; o administrador de Brazlândia, Bolivar Rochar, o vice-presidente da Câmara Legislativa, Deputado Dr. Michel; o comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Paulo Roberto Rosback, entre líderes comunitários e outras autoridades.

________________________________________________________________________________________________________

Agnelo Queiroz recebe representantes da UnB
Governador e comissão conversaram sobre conclusão de novos campus e UniversíadeSecretaria de Comunicação

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, recebeu na tarde desta terça-feira (11/10) a comissão do Conselho Universitário da Universidade de Brasília (UnB) para uma reunião em seu gabinete, no Palácio do Buriti. A conversa teve como temas os Jogos Universitários de Verão (Universíade) e os novos campus da UnB nas regiões administrativas do Distrito Federal. Participaram do encontro o reitor José Geraldo de Sousa e o secretário de Obras, Oto Silvério Guimarães.

Sobre o campus de Ceilândia, ficou definido que a conclusão do primeiro prédio, cuja execução chega a 83%, será concluída pela própria UB, por meio de contratação emergencial. O segundo prédio será concluído pela Novacap (com repasse de verba pela Terracap), por meio de contratação normal.

Agnelo Queiroz mostrou aos participantes o dossiê de formalização da candidatura de Brasília como cidade-sede da Universíade, que a delegação brasileira apresentou no último dia 30, na sede da Federação Internacional de Esporte Universitário (Fisu), na Bélgica. A competição é o terceiro maior evento esportivo do mundo, atrás apenas dos Jogos Olímpicos e da Copa do Mundo. Se for confirmada como sede, a capital federal receberá a Universíade de 2017.

“Já apresentei este dossiê à ministra Gleisi Hoffmann, da Casa Civil, e irei apresentar à presidenta Dilma. Gostaria de mostrá-lo ao reitor para que toda a universidade saiba sobre como será fantástico o legado que ficará de um evento como esse”, explicou o governador Agnelo Queiroz. “O evento é a grande meta e queremos aproveitá-lo para promover e incentivar o esporte universitário, tendo como foco a valorização do potencial humano”, acrescentou.

Para o reitor da UnB, receber a Universíade será a oportunidade de a academia desenvolver sua experiência nos esportes. “Vou levar uma cópia desses documentos à presidência da Andifes [Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior], para mostrarmos aos demais reitores que essa não é uma candidatura de Brasília, mas do Brasil”, animou-se. José Geraldo de Sousa lembrou ainda que a UnB está abrindo novos cursos voltados para a área, como Educação Física e Fisioterapia.

A Fisu vai divulgar no dia 29 de novembro qual cidade foi escolhida para sediar a Universíade em 2017. Brasília concorre com Taipé, em Taiwan (China).

Expansão – O governador e o reitor conversaram ainda sobre a importância da instalação da UnB em outras cidades. “A parceria do GDF com a UnB nessa expansão já está gerando um resultado muito satisfatório. Em Planaltina, por exemplo, nosso campus se tornou o maior pólo cultural da cidade”, comemorou o reitor José Geral.

“Queremos agora transformar o laboratório de construção civil do Gama num ponto de alta tecnologia, para sermos referência”, completou o governador Agnelo Queiroz, que chamou atenção para a urgência na construção dos novos campi. “Temos pressa, mas precisamos cumprir os tempos regimentais exigidos por uma obra pública”.

De acordo com o governador, as melhorias que o GDF está promovendo em toda a região com vistas à Copa do Mundo também chegarão à UnB, principalmente as relacionadas à mobilidade urbana, como a construção de ciclovias e o sistema público de transporte coletivo. “Muita gente pensa que a Copa é nosso único objetivo, mas ela é mais que isso. É um meio de tensionar forças nas áreas que vão garantir cidadania e desenvolvimento econômico. Vamos avança em quatro anos o que normalmente demoraríamos 20 anos”, finalizou Agnelo Queiroz.

Agência Brasília
________________________________________________________________________________________________________



GDF, Dep. Wasny e Adm. Risomar Carvalho trazem mais benefícios ao povo de Samambaia
Em Samambaia mais um campo de futebol e uma quadra poliesportiva são iluminados

Nessa quinta feira, 06/10/2011, a noite de Samambaia recebeu mais 36.400 watts de luminosidade, com a iluminação do campo de várzea e da quadra poliesportiva da QR 319. “Aos poucos, por orientação do governador Agnelo Queiroz e com o apoio dos deputados Wasny de Roure e Roberto Policarpo, bem como do secretário de obras Oto Silvério, estamos deixando nossa cidade melhor iluminada e urbanizada”,disse o administrador Risomar Carvalho.

“A iluminação desse campo foi solicitada no dia 10/07/2011,na final do campeonato 2011. Nunca antes fomos atendidos tão rapidamente”, disse Jean Rodrigues, presidente da Liga de Futebol Society. Os adolescentes CarlosEduardo e James Oliveira (ambos com 12 anos) disseram a iluminação “é massa,porque dá mais segurança, claridade e confiança”.

Cícera Henrique e seus filhos acham que “o que o administrador Risomar Carvalho está fazendo é muito bom para a cidade. Ele está fazendo o queé certo”. Para José Muniz, presidente da associação de idosos, “isso mostra aevolução de Samambaia”. “Cada vez que venho aqui me convenço de que Samambaia éum excelente lugar para morar”, disse o deputado Wasny de Roure.

Essa inauguração foi mais um presentepara Samambaia, que em outubro comemora 22 anos de idade.

________________________________________________________________________________________________________

Contrato é suspenso pela Secretaria de Trabalho porque empresa inidônea ganhou a licitação

Foto: Andressa Anholete
SECRETÁRIO GLAUCO ROJAS OPTOU POR SEGUIR ENTENDIMENTO DO TCU

Priscila Mesquita_Brasília247 – A Secretaria de Trabalho vai cancelar contrato firmado com o Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social do Brasil (Idesb) para capacitação de 1.025 pessoas em cursos de vidraçaria e marcenaria, no valor de R$ 901.850,00. A decisão foi tomada nesta terça-feira, depois que a secretaria foi alertada de que o Idesb é inidôneo perante a administração pública.

O contrato foi assinado em 22 de agosto, depois de um processo de licitação que começou em 2009. Os cursos ainda estavam em fase de planejamento, por isso nenhum repasse de dinheiro foi feito ao Idesb. O instituto será notificado da suspensão nos próximos dias. Para evitar que o atraso no início do curso seja muito grande, a secretaria vai pedir que a Central de Compras do governo do Distrito Federal chame o segundo colocado no pregão.

Pelo sistema de consulta federal, o Idesb não constava como inidôneo. Mas, no sistema do governo de São Paulo, estava. “Vamos seguir acórdão do Tribunal de Contas da União, de abril. Os ministros entendem que, nesse caso, decisões estaduais precisam ser estendidas a todo o País”, explica o secretário, Glauco Rojas.

O Idesb teve problema com a prefeitura de Guarulhos durante execução de cursos de capacitação. O contrato entre eles foi suspenso em setembro de 2010.

________________________________________________________________________________________________________



GDF apresenta Plano Plurianual com a previsão de investimento de R$ 113 bi
Ricardo Taffner

Publicação: 03/08/2011 Correioweb

A construção de 14 unidades de pronto atendimento (UPA) é uma da metas para a área da saúde, que receberá, no total, R$ 22,7 bilhões

Estão prontas as diretrizes do Governo do Distrito Federal (GDF) para os próximos quatro anos. Cabe agora à Câmara Legislativa (CLDF) analisar cada uma das propostas até 15 de dezembro. Os deputados distritais receberam na noite de segunda-feira o Plano Plurianual (PPA) 2012-2015, elaborado pelo Executivo.

O documento orienta todo plano de ação dos últimos três anos da atual gestão e o primeiro da próxima administração. O governo planeja colocar em execução 32 projetos, além de administrar a máquina pública, a fim de gastar, no período, o montante de R$ 113.582.139.914.

Com o objetivo de determinar os pontos principais, o GDF promoveu um planejamento estratégico para definir sete macrodesafios. Eles englobam os investimentos nas áreas de segurança pública, desenvolvimento econômico, gestão, saúde, emprego, educação e habitação. Cada um desses quesitos são detalhados em subitens e projetos. O PPA servirá de base para a Leis Orçamentária Anual (LOA), ou seja, cada ação planejada para o ano tem de estar, obrigatoriamente, prevista no Plano Plurianual. Desta forma, a execução dos programas e obras ficam amarradas e não podem se desviar do eixo.

Diante de tamanha responsabilidade, os distritais terão um semestre para debater e aprovar o PPA. Segundo o presidente da Câmara Legislativa, Patrício (PT), a Casa dará prioridade ao tema.

“Vamos fazer audiências públicas e montar comissões para discuti-lo”, afirmou o petista. Os legisladores da CLDF se reuniram pela primeira vez neste semestre ontem, às 15h, para organizar os retorno aos trabalhos. Eles estavam em recesso parlamentar desde 1º de julho.

Seis áreas ganharam atenção especial do governo e vão comprometer, juntas, 66% do orçamento dos próximos quatro anos — Saúde, Educação, Segurança, Infraestrutura, Copa do Mundo e Assistência Social. Todas as iniciativas para a Saúde custarão R$ 22,7 bilhões no quadriênio. É o setor com maior previsão de investimento. Entre as principais ações estão a construção de 14 unidades de pronto atendimento (UPA) e 54 unidades básicas de saúde (UBS), que integram o programa Saúde da Família.

A Segurança Pública levará a segunda maior fatia do bolo:

$ 22,1 bilhões. Com parte do montante, o governo pretende investir em monitoramento, reforma de quartéis e compra de equipamentos. Na Educação, são previstos R$ 18,5 bilhões para, entre outras ações, construir de escolas de ensino infantil e profissionalizantes. Na Assistência Social, serão R$ 2 bilhões, com programas como a construção de centros de referências, ampliação de renda e segurança alimentar.

O número de obras deverá ser significativo se o plano for seguido à risca. Infraestrutura e Copa do Mundo receberão R$ 9,7 bilhões nos próximos anos. O governo afirma que vai investir no veículo leve sobre trilhos (VLT) e sobre pneus (VLP), na EPTG, no túnel de Taguatinga, no trevo de triagem norte e na expansão do Metrô. Já para o campeonato mundial de futebol estão previstos a construção do Estádio Nacional de Brasília, a restruturação da W4-W5 Norte e a construção de vias e passeios públicos.

O valor de investimentos nessas seis áreas subirá de 5% ao ano para cerca de 9,5%. Segundo o secretário de Planejamento, Edson Ronaldo Nascimento, esse aporte será possível com aumento do número de linhas de crédito ofertadas ao GDF. “Nós reatamos as relações com organismos internacionais e com o foverno federal e poderemos investir mais nos serviços públicos”, disse o secretário.

Para o governador Agnelo Queiroz, um dos pontos mais importantes do PPA é o modelo adotado pelo GDF. Antes, o documento era mais simplificado e apontava os projetos e as despesas em uma planilha, de acordo com o estabelecido na Lei Orgânica do DF. Sob recomendação do governo gederal, o Plano Plurianual está mais detalhado, com as justificativas de cada investimento e as linhas gerais das prioridades. O arquivo completo pode ser consultado no site do governo local (www.gdf.df.gov.br). “O diferente é que teremos uma peça real que baseará o orçamento. A sociedade saberá quais são os nossos objetivos e prioridades. O compromisso está escrito e foi mandado para a Câmara. A população poderá conhecer nossos projetos e nos cobrar”, disse Agnelo.

O orçamento previsto para investimentos aumentará anualmente. Para 2012, deverão ser alocados R$ 24,9 bilhões — incluídos os recursos próprios do GDF, a verba do Fundo Constitucional e os empréstimos. Em 2015, primeiro ano do próximo governo, o valor total será de R$ 32,3 bilhões. “Estão detalhados no PPA 32 programas temáticos, com diagnósticos dos problemas, metas que se pretendem alcançar, indicadores. É um instrumento de comunicação com a sociedade”, diz a secretária adjunta de Planejamento, Wanderly Ferreira da Costa.

Plenário

Ontem, os deputados votaram o primeiro projeto do semestre. Eles aprovaram, em segundo turno, o PL nº 228/2011, do distrital Chico Vigilante (PT). A proposta estipula condições para empresas terceirizadas pagarem os direitos trabalhistas aos empregados. Hoje, às 14h30, haverá reunião do Colégio de Líderes a fim de definir a pauta. Entre os debates deste semestre estão o PPA e a revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT). Eles também querem aumentar o valor das emendas orçamentárias para R$ 10 milhões por distrital.

Fonte:http://www.deputadowasny.com

________________________________________________________________________________________________________



GOVERNADOR QUER OUVIR, PESSOALMENTE, AS OPINIÕES E AS SUGESTÕES DE REPRESENTANTES DOS DIVERSOS SETORES DA SOCIEDADE

Agnelo vai ter um conselho de notáveis

Foto: Luiz Felipe Barcelos/UnB Agência, Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr, Rodrigo Hamthum, Elza Fiúza/ABr

Priscila Mesquita_Brasília247 – Cerca de 60 pessoas receberão pessoalmente, do governador Agnelo Queiroz, o convite para participar de um colegiado que está sendo chamado de “conselho da cidade”. Participarão artistas, acadêmicos, empresários, atletas, ativistas de meio ambiente, economistas, sindicalistas, representantes de movimentos sociais, líderes comunitários e magistrados, entre outros.

Agnelo quer ter participação ativa nas sessões do conselho. O objetivo dele é ter todos os setores da sociedade envolvidos e com seus pontos de vista colocados sobre cada assunto. Os membros poderão dar suas opiniões e apresentar sugestões e reivindicações. Quem está organizando o conselho é o secretário de Governo, Paulo Tadeu.

O trabalho não será remunerado, todos os participantes serão voluntários. A previsão inicial é de que o conselho se reúna de dois em dois meses. Agnelo planejava criar o conselho desde o início do governo, mas faltou tempo para montar o grupo e fazer os convites.

Já se sabe quem serão alguns dos convidados para participar do conselho: o reitor da Universidade de Brasília, José Geraldo; o presidente da OAB-DF, Francisco Caputo; a presidente da Associação Comercial do DF, Danielle Moreira; e o coordenador da Central Única das Favelas (Cufa), Max Maciel.

O projeto, entretanto, não é inédito. O ex-governador José Roberto Arruda também criou o que ficou conhecido como “conselho de notáveis” em 2007, logo que assumiu o Palácio do Buriti. O presidente era o ex-deputado e ex-ministro das Comunicações João Pimenta da Veiga, amigo pessoal do governador. Faziam parte, entre outros, o ex-presidente da OAB, Reginaldo de Castro, e o coronel Afonso Heliodoro, um dos assessores mais próximos .