__________________________________________________________________________________________
Chega ao Brasil o primeiro smartphone
com sistema operacional da Microsoft
Este curso visa capacitar na matéria de REDES, aqueles alunos que prestarão concurso cuja matéria citada no conteúdo programático acompanha o edital.
Acompanha A Vídeo Aula material em PDF para acompanhamento.
Descrição
Aula1: Conceitos básicos de rede LAN: tipos de transmissão LAN: Colisões, CSMA/CD/CA LAN: Topologias LAN: formas de transmissão LAN: Tipos de cabeamento Modelo OSI Redes Ethernet: 10Mbps, Fast, Giga e 10G Redes Token Ring
Aula2: Modelo TCP/IP Pontes, Hubs e switches Tipos de Endereçamento Protocolo IP – datagrama, classes, máscaras ICMP IGMP ARP Protocolos UDP e TCP VLSM CIDR
Aula3: Roteadores Protocolos de Roteamento Gateways WANs – comutação, circuitos virtuais, pdus FDDI ATM Frame Relay PPP HDLC MPLS
Aula 4: Serviços de IP Gerência de rede: SNMP, RMON, NETFLOW, SFLOW Serviços IP: SSH,DNS,DHCP,SMTP,IMAP,LDAP,HTTP, HTTPS, FTP, NAT, NTP, VRRP, IPSec, POP3, outros
Aula 5: Voz sobre IP Videoconferência (SIP, H323, IGMP, Multicast) Qualidade de serviços (Qos)
Aula 6: Características básicas da rede wireless WLAN,WMAN, Hot spot Wimax Equipamentos WLAN Configurações WLAN (Infrastructure/Ad-hoc) Configurações WMAN(Ponto a ponto; Ponto-multiponto; Repetidor) Padrões, frequências e velocidades Interferências e Canais Frames Antenas: Classificação e uso Segurança da rede Wireless
Aula 7: Segurança de Redes 1 Fundamentos de segurança Vulnerabilidades e ataques a sistemas operacionais Segurança física Segurança lógica Listas de acesso VLANs Sistemas de detecção e prevenção de intrusão Softwares maliciosos
Aula 8: Segurança de Redes 2 DMZ Firewall Proxy VPN Certificação digital Criptografia Tipos de ataques Spoofing Flood DDos Phishing
Aula 9: Serviços de diretório Mecanismos de autenticação Active Directory Domínios, árvores e unidades organizacionais Uso de sites GPOs Consoles de administração Administração de usuários no AD LDAP Open LDAP Padrão X.500
Aula 10: Administração Windows Server 2003 Introdução e fundamentos Painel de controle Auditoria Monitoração Implementação de DNS, DHCP e Wins Linguagens de script Integração com Unix.
Links | |
Aula 02 |
|
Aula 03 | |
Aula 04 |
|
Aula 05 | |
Aula 06 | |
Aula 07 | |
Aula 08 |
|
Aula 09 |
|
Aula 10 |
____________________________________
Parte 01 ON Parte 02 ON Parte 03 ON Parte 04 ON Parte 05 ON
____________________________________
Morre Steve Jobs, fundador da Apple
Executivo tinha 56 anos e sofria de câncer; empresário fundou a Apple em 1976 e deixou a empresa entre 1985 e 1996.
Morreu ontem (5), aos 56 anos, Steve Jobs, fundador e ex-presidente da Apple – e autor de frases marcantes sobre o futuro do trabalho e da tecnologia. O executivo sofria de câncer e estava de licença médica desde o início de fevereiro e, no fim de agosto, havia se afastado do comando da Apple. Segundo a família, ele teve uma morte tranquila. Além de comandar a Apple, Steve Jobs também foi um dos criadores do estúdio de animação Pixar.
Apple apresenta o iPhone 4S, mais rápido e com câmera de 8 megapixel
![]() |
|
Tim Cook, o novo CEO da Apple, durante a apresentação do iPhone 4S |
Após 15 meses no mercado, o iPhone da Apple tem um sucessor, o iPhone 4S, apresentado na tarde desta terça (4/10) pela Apple. Externamente, o modelo é o mesmo. Mas chega com processador mais veloz – o A5 que já equipa o iPad 2 – e com dois núcleos, câmera atualizada para 8 megapixels e velocidade de conexão à internet maior.
O iPhone 4S será vendido nas cores preta e branca por U$199 (16 gigabytes), U$299 (32 gigabytes) e U$399 (64 gigabytes), com contratos de dois anos com operadoras norte-americanas. No dia 14 de outubro, o smartphone já estará à venda nos Estados Unidos, Canadá, Austrália, França, Alemanha e Japão. Até dezembro, 70 países já estarão comercializando o aparelho. Ainda não foram divulgadas informações sobre vendas no Brasil. As pré-vendas do iPhone 4S começam dia 7 de outubro nos Estados Unidos.
As ações da Apple na Nasdaq fecharam em queda de 0,56% nesta terça-feira, 4, após o anúncio da nova versão do smartphone da empresa. Durante o evento, comandado pela primeira vez pelo novo presidente da companhia, Tim Cook, os papéis chegaram a alcançar desvalorização de 5%.
Segundo o vice-presidente da empresa, Phil Schiller, com o novo processador A5, o iPhone 4S é duas vezes mais rápido do que seu antecessor e também é capaz de exibir gráficos sete vezes mais rapidamente com o novo chip.
Bateria
Segundo a Apple, o iPhone 4S tem bateria que suporta 8 horas de conversa em 3G, 14 horas em Edge, 9 horas de conexão wi-fi e pode baixar dados duas vezes mais rapidamente do que a versão anterior. A nova bateria é capaz de reproduzir 10 horas de vídeo e 40 de música.
A conexão à internet pelo celular utiliza tecnologia HSDPA, uma evolução do chamado padrão 3G. Não há suporte ainda para as redes 4g, já existente nos modelos equipados com o Android, sistema concorreta do iOS da Apple.
Com o padrão HSDPA, o iPhone 4S atinge até 14,4 Mbps de velocidade de download, contra 7,2 Mbps do iPhone 4. O mesmo aparelho é capaz de funcionar tanto em redes de telefonia com sistema GSM, como a maioria das utilizadas no Brasil, e CDMA, tecnologia ainda em voga nos Estados Unidos.
![]() |
Fotografia
A nova câmera do iPhone 4S de 8 megapixels possui um sensor que é capaz de capturar 60% mais pixels do que a versão anterior do smartphone. O iPhone 4S tem tela com retina display e mais sensívelà luz. Para tirar uma foto, o usuário vai demorar apenas 1 segundo.
A gravação de vídeo terá estabilização de imagem em tempo real e redutor de ruídos. Com a nova câmare, o iPhone 4S poderá gravar vídeos em HD em 1080p.
Vale destacar que a lente do novo iPhone 4S será realmente clara. Ela terá diafragma com abertura de f/2,4. Somado à resolução da imagem de olito megapixels e ao vídeo em fullHD (1080p), é avanço em relação ao iPhone 4 (fotos com 5 megapixels de resolução e vídeos em 720p HD).
A estratégia de popularização do iPhone como alternativa às câmeras digitais é clara: a Apple mostrou um gráfico durante a apresentação confirmando que, em junho, o iPhone 4 passou a ser a “câmera” mais popular do Flickr, deixando para trás oponentes semiprofissionais como a Nikon D90 (líder até então) e as Canons 5D, Rebel T2i e 7D.
Siri
Entre as os lançamentos do dia, o aplicativo da recém-adquirida empresa Siri, que permite a interação com o usuário através de conversas, foi um dos bons destaques. Na apresentação, Schiller perguntou “qual a temperatura?” e obteve a resposta “veja a previsão do tempo”.
Os dados apareceram na tela do telefone. Entre outros exemplos, o VP da Apple perguntou sobre restaurantes gregos em Palo Alto, Califórnia, e o sistema respondeu que havia localizado 14, sendo 5 especializados em cozinha grega. As informações foram então listadas para o usuário. É possível ditar um e-mail, programar alarmes, procurar contatos, criar anotações, fazer buscas e procurar na Wikipédia com o Siri, por exemplo.
Vale lembrar que os comandos de voz há tempos são uma das maiores vantagens do sistema Android, do Google em relação ao iOS. Apesar de ter demorado a reagir, a Apple apresentou uma solução mais sofisticada que a do Google.
Infelizmente, os brasileiros ainda vão ter de esperar um pouco para poder usar o Siri. Elei só entende inglês, francês e alemão. Não há previsão para outros idiomas, por enquanto.
![]() |
|
Philip Schiller fala sobre o Siri, um dos destaques do iOS 5 |
Saiba mais:
Tempo de duração da bateria
iPhone 4S:
iPhone 4:
A vez dos ultrabooks: mais leves, bonitos e o melhor, com maior desempenho
São Francisco (EUA) —
Você entende as particularidades que existem entre as diferentes categorias de computadores portáteis? O que tem os notebooks que netbooks e tablets não têm? Bem, prepare-se, pois em breve as lojas de eletrônicos terão uma nova seção de produtos: a de ultrabooks. Mais finos, leves e com alta performance, esses modelos chegam ao mercado para combinar a portabilidade dos tablets com o desempenho oferecido pelos PCs.
Idealizado pela Intel, com o apoio dos principais fabricantes do setor, os ultrabooks são computadores que obedecem a uma série de especificações formuladas pela indústria. Elas abrangem desde espessura máxima (2,1cm), peso (até 1kg) e duração mínima da bateria (5h). “Alguns podem entender os ultrabooks como uma nova categoria de computadores. Outros podem achar que se trata, na verdade, de uma evolução dos notebooks. O importante é que, no fundo, o que vai melhorar é a experiência que os consumidores terão ao usar as suas máquinas”, disse ao Correio Mooly Eden, vice-presidente e diretor da área de computadores pessoais da Intel.
Esses dispositivos não serão apenas mais atraentes — finos o bastante para disputar mercado, por exemplo, com o Macbook Air, da Apple. Terão alto poder de processamento, pois usarão chips de 2ª e 3ª geração (Sandy Bridge e Ive Bridge) da família Intel Core, que chegam a ser até cinco vezes mais rápidos que os processadores Core 2 Duo.
“As pessoas desejam e exigem mais de seus computadores — seja para criar, consumir ou apenas compartilhar conteúdo”, alega Eden. “Essa é a razão pela qual desafiamos a indústria e a nós mesmos a fazer do ultrabook um dispositivo completo e adaptável às necessidades do usuário.” Molly foi um dos organizadores do Intel Developer Forum (IDF) 2011), evento realizado anualmente pela Intel que reúne algumas das principais companhias do setor de TI. Fabricantes como Toshiba, Lenovo, Asus e Samsung apresentaram, inclusive, modelos de ultrabooks que chegarão às prateleiras ainda no fim deste ano.
Início rápido
Além dos aspectos físicos, esses produtos se diferenciam dos demais por contar com algumas soluções proprietárias da Intel — como é o caso do Rapid Start Technology, que diminui o tempo gasto durante o processo de inicialização do computador. “Ao apertar o botão de ligar, em menos de cinco segundos o notebook já está pronto para ser utilizado”, conta Eden. Esse tipo de portátil também conta com a função Smart Connect, que permite a atualização constante de informações do usuário, como a chegada de novos e-mails à caixa de entrada ou de mensagens recebidas nas redes sociais, mesmo quando o computador estiver desligado (desde que esteja ligado à internet).
Para Mariano Yacovino, diretor de netbook e tablet da Intel para a América Latina, no início esses produtos terão uma ação maior de marketing por parte dos fabricantes, que irão ressaltar as suas qualidades frente aos demais, diferenciado-os em uma categoria específica. “No entanto, acreditamos que os requisitos formulados para esse tipo de produto ditarão, daqui por diante, um novo padrão dentro do mercado.
No fim, não haverá mais distinções de segmentos”, avalia. Segundo ele, no próximo ano, aproximadamente 40% dos computadores portáteis oferecidos pelas marcas serão de ultrabooks. De acordo com a Intel, esses produtos deverão custar, em média, US$ 1 mil.
Incentivo de US$ 300 milhões
Para acelerar o desenvolvimento dessa nova categoria de computador, a Intel investiu US$ 300 milhões em um fundo destinado a encorajar fabricantes a desenvolverem produtos e soluções focadas nela. O dinheiro será distribuído ao longo de três anos. A intenção é estimular a criação, por exemplo, de baterias que garantam uma maior autonomia, de discos rígidos menores e com maior capacidade ou designs inovadores.
Haswell
A Intel aproveitou o evento para apresentar também o Haswell, o mais poderoso processador já desenvolvido pela empresa — e que deverá chegar ao mercado somente em 2013. Construídos sobre uma base de 22 nanômetros (nm), diferente dos 32nm dos atuais chips Sandy Bridge, a futura geração Core permitirá fazer ainda mais com os ultrabooks. “Além da performance, que crescerá significativamente, os avanços na tecnologia deverão reduzir o consumo dos chips em até 20 vezes em relação aos designs atuais, sem comprometer o desempenho.” Com isso, com apenas uma carga, a bateria do ultrabook poderá resistir até 10 dias em modo stand by.
O jornalista viajou a convite da Intel
Fonte: Correio Brasilense
___________________________________________
MERCADO DIGITAL
![]() |
São Francisco (EUA) —
Você entende as particularidades que existem entre as diferentes categorias de computadores portáteis? O que tem os notebooks que netbooks e tablets não têm? Bem, prepare-se, pois em breve as lojas de eletrônicos terão uma nova seção de produtos: a de ultrabooks. Mais finos, leves e com alta performance, esses modelos chegam ao mercado para combinar a portabilidade dos tablets com o desempenho oferecido pelos PCs.
Idealizado pela Intel, com o apoio dos principais fabricantes do setor, os ultrabooks são computadores que obedecem a uma série de especificações formuladas pela indústria. Elas abrangem desde espessura máxima (2,1cm), peso (até 1kg) e duração mínima da bateria (5h). “Alguns podem entender os ultrabooks como uma nova categoria de computadores. Outros podem achar que se trata, na verdade, de uma evolução dos notebooks. O importante é que, no fundo, o que vai melhorar é a experiência que os consumidores terão ao usar as suas máquinas”, disse ao Correio Mooly Eden, vice-presidente e diretor da área de computadores pessoais da Intel.
Esses dispositivos não serão apenas mais atraentes — finos o bastante para disputar mercado, por exemplo, com o Macbook Air, da Apple. Terão alto poder de processamento, pois usarão chips de 2ª e 3ª geração (Sandy Bridge e Ive Bridge) da família Intel Core, que chegam a ser até cinco vezes mais rápidos que os processadores Core 2 Duo.
![]() |
Início rápido
Além dos aspectos físicos, esses produtos se diferenciam dos demais por contar com algumas soluções proprietárias da Intel — como é o caso do Rapid Start Technology, que diminui o tempo gasto durante o processo de inicialização do computador. “Ao apertar o botão de ligar, em menos de cinco segundos o notebook já está pronto para ser utilizado”, conta Eden. Esse tipo de portátil também conta com a função Smart Connect, que permite a atualização constante de informações do usuário, como a chegada de novos e-mails à caixa de entrada ou de mensagens recebidas nas redes sociais, mesmo quando o computador estiver desligado (desde que esteja ligado à internet).
![]() |
No fim, não haverá mais distinções de segmentos”, avalia. Segundo ele, no próximo ano, aproximadamente 40% dos computadores portáteis oferecidos pelas marcas serão de ultrabooks. De acordo com a Intel, esses produtos deverão custar, em média, US$ 1 mil.
Incentivo de US$ 300 milhões
Para acelerar o desenvolvimento dessa nova categoria de computador, a Intel investiu US$ 300 milhões em um fundo destinado a encorajar fabricantes a desenvolverem produtos e soluções focadas nela. O dinheiro será distribuído ao longo de três anos. A intenção é estimular a criação, por exemplo, de baterias que garantam uma maior autonomia, de discos rígidos menores e com maior capacidade ou designs inovadores.
A Intel aproveitou o evento para apresentar também o Haswell, o mais poderoso processador já desenvolvido pela empresa — e que deverá chegar ao mercado somente em 2013. Construídos sobre uma base de 22 nanômetros (nm), diferente dos 32nm dos atuais chips Sandy Bridge, a futura geração Core permitirá fazer ainda mais com os ultrabooks. “Além da performance, que crescerá significativamente, os avanços na tecnologia deverão reduzir o consumo dos chips em até 20 vezes em relação aos designs atuais, sem comprometer o desempenho.” Com isso, com apenas uma carga, a bateria do ultrabook poderá resistir até 10 dias em modo stand by.
![]() |
Palm
Empresa anunciou que não vai mais produzir equipamentos com o sistema operacional WebOs, adquirido junto com a Palm no ano passado por US$ 1,2 bilhão
O anúncio encerra a trajetória da Palm, empresa que inventou o computador de mão, ou Palm Top, nos ano 1990. Esses equipamentos foram os precursores dos smartphones atuais. Coincidentemente, a desistência da HP acontece poucos dias depois do Google comprar a Motorola, por US$ 12,5 bilhões.
Segundo comunicado da HP, mesmo não produzindo mais equipamentos com o WebOs, ainda há planos para o sistema no futuro.
A empresa lançou o TouchPad no início deste ano, após um longo período sem apresentar produtos na área de mobilidade. Apesar da grande expectativa, e das boas críticas recebidas, o tablet foi um fracasso de vendas. Segundo informações da imprensa americana, a varejista Best Buy, que encomendou mais de 200 mil unidades, só comercializou cerca de 10% de seu estoque.
Fonte:Isto é Dinheiro
http://www.blogdoadjanio.com/
Internet popular começa a ser vendida em 344 cidades a partir deste sábado
A expectativa é que até o final do ano o número de municípios atendidos chegue a 544. O valor do serviço pode chegar a R$ 29,90 nos estados onde haverá isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Os termos de compromisso firmados com as empresas de telefonia Oi, Telefônica, Algar Telecom e Sercomtel determinam os principais requisitos a serem cumpridos pelas empresas, como preço e velocidade. Também estabelecem que as operadoras não poderão fazer venda casada, ou seja, obrigar o consumidor a comprar outro produto além da conexão à internet, mas poderão ofertar internet móvel onde não for possível por meio da fixa.
A operadora Oi informou que já começou a oferecer hoje, em 100 municípios, o serviço de internet chamado Oi Velox nos moldes do PNBL. A empresa também vai oferecer um pacote de serviço que inclui a internet e o telefone fixo por até R$ 69,90 mensais, ou R$ 64,80 nos estados com isenção de ICMS. O modem será cedido em regime de comodato, e o provedor de acesso à internet não será cobrado. Até o fim do ano, as ofertas do Oi Velox serão estendidas para outras 200 cidades e, até o fim de 2014, a todos os 4.800 municípios da área de atuação da empresa.
A Telefônica também iniciou hoje a oferta de banda larga dentro do PNBL, direcionando o serviço para 229 cidades do estado de São Paulo. Segundo a empresa, o pacote que inclui telefonia fixa e internet custará a partir de R$ 57,30. No caso da banda larga fixa, a oferta é um valor de R$ 29,80 e não inclui, promocionalmente, nenhum tipo de limite de downloads. A Telefônica também já oferece, por meio de sua empresa de telefonia móvel, a Vivo, internet móvel a R$ 29,90 em mais de 1,5 mil cidades onde a operadora possui rede 3G.
As operadoras de telefonia móvel TIM e Claro também já firmaram acordo com o governo para oferecer internet por meio da tecnologia 3G com velocidade de 1 Mbps a preços populares. No caso da TIM, as primeiras localidades atendidas são do Distrito Federal e de Goiás e a expectativa é contemplar 1.000 cidades até 2012. A Claro já está oferecendo internet móvel para os 515 municípios onde já tem cobertura 3G.
Na próxima semana, o Ministério das Comunicações vai publicar na internet uma lista completa dos municípios onde já está havendo oferta de banda larga a preços populares. Ontem (29), o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, garantiu que o governo vai acompanhar e cobrar das empresas o cumprimento do termo de compromisso. Segundo ele, as empresas estão oferecendo o serviço antes mesmo do prazo estabelecido pelo ministério.
Download Curso Redes de Computadores para Concurso Público

São Paulo — Depois de desaparecer do Brasil por quase quatro anos, a fabricante de smartphones chinesa HTC retorna ao mercado com o trunfo de ser a primeira empresa a trazer um dispositivo móvel com sistema operacional Windows Phone, o HTC Ultimate. O telefone traz uma tela de 4,7 polegadas, a maior entre os aparelhos, resolução de 480×800 pixels e um dos processadores mais rápidos na categoria, o Snapdragon S2 de 1,5GHz, da Qualcomm.
Embora o telefone seja grande, o peso de 160g e a espessura de 9,9mm garantem a leveza no bolso. O Ultimate tem memória de 512MB e capacidade de armazenamento de 16GB. A câmera traseira é de 8MP, com flash de led e sensor de iluminação para melhor capturar imagens de ambientes com pouca luz (ela ainda grava vídeos em alta definição — 720p). Já a frontal conta com 1.3MP e serve para videochats. Quanto à duração da bateria, os executivos da empresa disseram apenas que “dura o suficiente para um dia com bastante uso”.
No entanto, a maior estrela desse lançamento é o Windows Phone 7.5, conhecido também pelo codinome Mango. Apesar de estar atrás de quase todos os concorrentes, com apenas 1,6% de participação do mercado, segundo a consultoria Gartner, o OS da Microsoft é apontado com um forte candidato a ultrapassar a Apple até 2015 — pelo último relatório do IDC. E claro, para conseguir alcançar a meta, nada melhor do que expandir os mercados de atuação. “Os brasileiros terão aceso a uma fantástica e inovadora experiência em smartphones com a facilidade de acesso às atividades que os usuários querem realizar diretamente no telefone”, explica Cristina Palmaka, diretora de canais para o consumidor da Microsoft Brasil.
O diferencial do Windows Phone é a interface de navegação pela tela. Enquanto a maior parte dos sistemas operacionais oferece ícones na tela, a Microsoft estruturou os chamados hubs, que dão acesso às funções dos aparelhos. O hub social é um exemplo; ao pressionar o botão, o usuário passa a ver todas as atualizações recebidas nas redes sociais, nas quais ele tem cadastro, e o sistema ainda facilita a marcação e as postagens de fotos nos murais do Facebook e em posts do Twitter.
Os bate-papos também estão integrados. As mensagens de texto, os chats no Windows Live Messenger (também conhecido como MSN Messenger) e do Facebook aparecem em um só lugar e, o OS, ainda identifica quais amigos estão on-line para conversar. O Xbox 360 também tem um hub só para ele, no qual é possível ver o avatar do jogador — que pode, inclusive, dançar se o telefone estiver tocando música —, as notícias de lançamentos e jogar Angry Birds, por exemplo, na tela do smartphone.
Atualização
A HTC se aproveitou desse recurso de hub e passa a oferecer aplicativos exclusivos para o Ultimate. Com o auxílio do Bing maps e Footprint, o HTC Location permite compartilhar informações sobre a localização dos amigos, além de fotos e notas de voz. Há, ainda, programas com animações em 3D, como no caso da função de clima e tempo, e de bolsa de valores e notícias, com atualizações em tempo real.
Uma das preocupações dos usuários é quanto à atualização do sistema operacional. No caso de alguns aparelhos que utilizam Android, criado pelo Google, o update depende das operadoras de telefonia. Para os smartphones da Apple, é a própria empresa que libera os novos arquivos pelo iTunes. Para a Microsoft, a aprovação de um mais recente OS vai passar pela operadora, pelo fabricante e ser liberada pela empresa comandada por Steve Ballmer.
Em Brasília, as vendas do HTC Ultimate começam amanhã, a partir das 19h, na loja da Vivo no Shopping Iguatemi. A partir de quinta-feira, começa a distribuição nos estabelecimentos pelo Distrito Federal. O smartphone pré-pago vai custar R$ 1.799, mas há opções de planos pela operadora, no qual o aparelho pode sair por até R$ 649.
Skype integrado
Com o anúncio oficial da compra do Skype pela Microsoft, na semana passada, a empresa prometeu durante o lançamento do HTC que vai incorporar o sistema de voz por IP também ao celular lançado pela empresa chinesa. Segundo os executivos, o Windows Phone de estar integrado.
Correio Brasiliense
![]() |
São Paulo — Depois de desaparecer do Brasil por quase quatro anos, a fabricante de smartphones chinesa HTC retorna ao mercado com o trunfo de ser a primeira empresa a trazer um dispositivo móvel com sistema operacional Windows Phone, o HTC Ultimate. O telefone traz uma tela de 4,7 polegadas, a maior entre os aparelhos, resolução de 480×800 pixels e um dos processadores mais rápidos na categoria, o Snapdragon S2 de 1,5GHz, da Qualcomm.
Embora o telefone seja grande, o peso de 160g e a espessura de 9,9mm garantem a leveza no bolso. O Ultimate tem memória de 512MB e capacidade de armazenamento de 16GB. A câmera traseira é de 8MP, com flash de led e sensor de iluminação para melhor capturar imagens de ambientes com pouca luz (ela ainda grava vídeos em alta definição — 720p). Já a frontal conta com 1.3MP e serve para videochats. Quanto à duração da bateria, os executivos da empresa disseram apenas que “dura o suficiente para um dia com bastante uso”.
No entanto, a maior estrela desse lançamento é o Windows Phone 7.5, conhecido também pelo codinome Mango. Apesar de estar atrás de quase todos os concorrentes, com apenas 1,6% de participação do mercado, segundo a consultoria Gartner, o OS da Microsoft é apontado com um forte candidato a ultrapassar a Apple até 2015 — pelo último relatório do IDC. E claro, para conseguir alcançar a meta, nada melhor do que expandir os mercados de atuação. “Os brasileiros terão aceso a uma fantástica e inovadora experiência em smartphones com a facilidade de acesso às atividades que os usuários querem realizar diretamente no telefone”, explica Cristina Palmaka, diretora de canais para o consumidor da Microsoft Brasil.
O diferencial do Windows Phone é a interface de navegação pela tela. Enquanto a maior parte dos sistemas operacionais oferece ícones na tela, a Microsoft estruturou os chamados hubs, que dão acesso às funções dos aparelhos. O hub social é um exemplo; ao pressionar o botão, o usuário passa a ver todas as atualizações recebidas nas redes sociais, nas quais ele tem cadastro, e o sistema ainda facilita a marcação e as postagens de fotos nos murais do Facebook e em posts do Twitter.
Os bate-papos também estão integrados. As mensagens de texto, os chats no Windows Live Messenger (também conhecido como MSN Messenger) e do Facebook aparecem em um só lugar e, o OS, ainda identifica quais amigos estão on-line para conversar. O Xbox 360 também tem um hub só para ele, no qual é possível ver o avatar do jogador — que pode, inclusive, dançar se o telefone estiver tocando música —, as notícias de lançamentos e jogar Angry Birds, por exemplo, na tela do smartphone.
Atualização
A HTC se aproveitou desse recurso de hub e passa a oferecer aplicativos exclusivos para o Ultimate. Com o auxílio do Bing maps e Footprint, o HTC Location permite compartilhar informações sobre a localização dos amigos, além de fotos e notas de voz. Há, ainda, programas com animações em 3D, como no caso da função de clima e tempo, e de bolsa de valores e notícias, com atualizações em tempo real.
Uma das preocupações dos usuários é quanto à atualização do sistema operacional. No caso de alguns aparelhos que utilizam Android, criado pelo Google, o update depende das operadoras de telefonia. Para os smartphones da Apple, é a própria empresa que libera os novos arquivos pelo iTunes. Para a Microsoft, a aprovação de um mais recente OS vai passar pela operadora, pelo fabricante e ser liberada pela empresa comandada por Steve Ballmer.
Em Brasília, as vendas do HTC Ultimate começam amanhã, a partir das 19h, na loja da Vivo no Shopping Iguatemi. A partir de quinta-feira, começa a distribuição nos estabelecimentos pelo Distrito Federal. O smartphone pré-pago vai custar R$ 1.799, mas há opções de planos pela operadora, no qual o aparelho pode sair por até R$ 649.
Skype integrado
Com o anúncio oficial da compra do Skype pela Microsoft, na semana passada, a empresa prometeu durante o lançamento do HTC que vai incorporar o sistema de voz por IP também ao celular lançado pela empresa chinesa. Segundo os executivos, o Windows Phone de estar integrado.
Correio Brasiliense
A novidade é que vão ser anexadas ao Polaris as ocorrências registradas nas delegacias da Criança e do Adolescente (DCAs). A partir da implementação do sistema, os casos, que antes não eram acessados pelas demais delegacias, passam a ser de conhecimento de todas as DPs. Por enquanto, o Polaris está em fase de testes e só é utilizado pela Divisão de Inteligência da PCDF.
A PCDF informou que foram investidos R$ 1,2 milhão na criação do sistema. Os policiais serão treinados a lidar com o Polaris.